Um mercado de variedades
em Orgânicos Certificados
Orgânicos e naturais, entenda as diferenças

Orgânicos e naturais, entenda as diferenças

Publicado por: Naíla Delalana Publicado: 25/04/2018 Visitas: 1172 Comentários: 0

Uma parte da população, em sua maioria os mais jovens, tem se mostrado disposta e consciente em reduzir os impactos que a produção industrial exagerada está causando ao meio ambiente e a eles mesmos. Estão à procura de saber de onde vem as suas roupas, se envolve trabalho escravo, como são produzidos seus alimentos e para onde tudo vai.

O estilo de vida mais saudável está ganhando espaço no Brasil, com prioridade para marcas e produções menores, ecológicas e familiares.

Em meio a esta realidade, há dois segmentos que confundem bastante na hora da compra: os produtos naturais e os orgânicos. Para auxiliar na melhor escolha, listamos as principais características e diferenças entre eles.

Os naturais, vão do “solo para a casa” do consumidor, mas não possuem definição ou certificação obrigatória, nem supervisão. Na prática, no cultivo e nos espaços de vendas, são considerados naturais os produtos com menos conservantes e aditivos artificiais - como corantes, aromatizantes e conservantes - que os seus semelhantes, porém, os vegetais e grãos em sua maioria transgênicos, recebem agrotóxicos químicos e adubação misturada a metais pesados durante o plantio.


O gado, fornecedor da carne e leite, e as aves, mesmo soltos no pasto e criadouros, se alimentam de matéria contaminada. Natural, porém, com riscos diretos à saúde.

Os orgânicos, por outro lado, não tem contato com adubação química, pesticidas, melhoramento genético ou radiação, e podem ser cultivados através de agricultura biodinâmica, agroflorestal, rotação ou natural. As carnes, seus derivados e as aves são livres de hormônios, antibióticos e alimentação com transgênicos.​​

O que a certificação assegura?


Processos transparentes e seguros do começo ao fim, que preservam a saúde dos agricultores, sem exploração da mão de obra, flora, fauna, sem poluentes na água, no solo e mais segurança para quem consome.

Por não receber agrotóxicos, o vegetal orgânico ativa um sistema de defesa natural para se proteger. Um processo que aumenta a produção de antioxidantes, substâncias que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, ajudam no controle do colesterol ruim, na prevenção ao Alzheimer e de alguns cânceres.

Outra qualidade é que pelo maior contato com solo rico e limpo, e o acesso direto aos mais de 42 nutrientes da fertilização - os orgânicos ganham mais sabor, fibra alimentar, proteínas e minerais. Completamente diferente da agricultura tradicional "natural" que utiliza somente três nutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).
  
Então, não se deixe enganar por lojas e marcas que utilizam "orgânicos e naturais" como sendo a mesma coisa, não é, e são completamente diferentes.
Existem garantias como:

É muito importante optar por produtos que garantam processos limpos do começo ao fim, assim, todos juntos tornarão possível a valorização de quem produz e a certificação do produto orgânico.

Ainda há muito para ser pesquisado e investido, mas a premissa é que à curto prazo se torne cada vez mais acessível, logo, quanto maior for a informação e o consumo, maior produção e menor o custo.


Onde encontrar orgânicos certificados?

Há um ano, foi aberto o primeiro supermercado de orgânicos do país, a Casa Orgânica, que está localizada na Vila Madalena (Rua Fidalga, 346) e oferece uma grande variedade de orgânicos certificados.

Do hortifrúti, aos setores de mantimentos, bebidas, higiene, linha pet, produtos de limpeza biodegradáveis, perfumaria e também nas maquiagens e roupas há identificação de origem e certificação, proporcionando aos clientes total segurança no que irão comprar.​


Tem mais da Casa Orgânica aqui nesta matéria que foi ao ar no programa Dia Dia da Band:

Tags: 1º supermercado orgânico de sp, vila madalena, sustentabilidade casa orgânica orgânicos sustentabilidade vila mada casa orgânica orgânicos onde comprar orgânicos la naturelle kosher outlet catarina sem glúten sem lactose roupas orgânicas maquiagem orgânic

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts