Um mercado de variedades
em Orgânicos Certificados
Óleo essencial: bom para o corpo e a mente

Óleo essencial: bom para o corpo e a mente

Publicado por: Naíla Delalana Publicado: 13/03/2018 Visitas: 35 Comentários: 0

Concentrados e com aromas característicos de seus extratos vegetais, os óleos essenciais são cheios de propriedades multifuncionais. Bastante indicados para melhorar o bem-estar de quem os utiliza.
 

Óleos essenciais no mundo

 

A origem é incerta, porém, sabe-se que há mais de 3.000 anos a.C. os egípcios já conheciam as especialidades de diferentes plantas, em especial, o cedro, a mirra e o olíbano (uma espécie de resina aromática usada na perfumaria e fabricação de incensos), das quais extraíam diferentes componentes. 
 
​​


Os gregos, por volta de 460 a. C. tomavam banhos e faziam massagens aromáticas com óleos. Na Idade Antiga, na região do Oriente Médio, Avicenna, um renomado médico, sofisticou o processo de extração dos óleos essenciais puros. E mesmo com pouco interesse nas aplicações terapêuticas dos óleos essenciais, a partir de seus estudos que a aromaterapia foi tomando forma ao que conhecemos atualmente.

Em paralelo, os indígenas nativos na Oceania e Américas, com muitos conhecimentos das riquezas naturais à sua volta, retiravam das flores, folhas e cascas de árvores os compostos para unguentos (pastas oleosas para tratar de enfermidades) e poções.

Por que utilizar óleos essenciais?

O que conhecemos por óleo essencial é a parte mais benéfica para a planta, uma estrutura que a protege e fortalece todo o seu sistema contra ameaças externas, tais como predadores, venenos etc. Ao extrair um óleo essencial, temos substâncias que, assim como nos vegetais, protegem e tratam do nosso organismo. 

Por penetrarem nas células facilmente, as renovam, trazendo alívio e conforto físico e mental. "A aromaterapia, por exemplo, por trazer propriedades das plantas medicinais auxilia em processos de bem-estar. E, em muitos processos de cura também, pois ao inalar a essência, nosso cérebro as identifica e elas começam a agir", afirma a terapeuta holística Vivian Queiroz. 

​​
Os óleos essenciais, em sua maioria, não devem ser utilizados diretamente na pele para tratamentos e massagens. O ideal é diluir em óleos vegetais orgânicos ou em cremes neutros, sem parafinas ou petrolatos.

Para aromaterapia, é possível a utilização de gotas dos óleos em colares de cerâmica ou metal e inalações com as palmas das mãos, "Mesmo que você não seja um conhecedor de plantas ao inala-las, nosso corpo percebe de forma instintiva o que precisa ser trabalhado ou estimulado", completa Vivian.

Tags: 1º supermercado orgânico de sp, vila madalena, sustentabilidade casa orgânica orgânicos sustentabilidade vila mada casa orgânica orgânicos onde comprar orgânicos rua fidalga gerenciamento de resíduos reutilizar gestão ambiental produtos orgânicos certifi

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts